Tragédia no Irã: Presidente Morre em Acidente de Helicóptero

0:00

Líderes de todo o mundo manifestam condolências e solidariedade ao Irã após a confirmação da morte do presidente Ebrahim Raisi nesta segunda-feira (20). Raisi foi vítima de um acidente de helicóptero enquanto a aeronave sobrevoava uma região montanhosa do país sob condições meteorológicas adversas no dia anterior.

O presidente Lula (PT) expressou suas condolências nas redes sociais, lamentando a perda de Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação. “Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu Lula.

O Itamaraty também emitiu uma nota estendendo seus sentimentos aos familiares das vítimas e ao governo e povo iranianos, expressando pesar pelas irreparáveis perdas.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, declarou estar “chocado” com a notícia da morte de Raisi. Maduro e sua esposa Cilia, que é amiga da esposa de Raisi, expressaram profunda tristeza pela perda de um líder que consideram exemplar e um defensor da soberania de seu povo.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, lamentou profundamente a morte de Raisi, a quem chamou de “grande amigo e político admirável”. Raisi visitou Cuba no ano passado para estreitar as relações bilaterais.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apresentou suas “sinceras condolências” da União Europeia, destacando que seus pensamentos estão com as famílias das vítimas. O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares, afirmou que Raisi era uma figura importante no Irã, observando com atenção os próximos passos do país.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, expressou solidariedade ao governo e ao povo iranianos, esperando que os futuros governantes iranianos se comprometam com a estabilização da região.

O presidente chinês, Xi Jinping, considerou a morte de Raisi uma “grande perda para o povo iraniano”. Em um telegrama, o presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem a Raisi como um “político notável” e verdadeiro amigo da Rússia, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de relações entre os dois países.

Da Turquia, o presidente Recep Tayyip Erdogan expressou suas “mais sinceras condolências” ao povo e ao governo iranianos, enquanto o presidente sírio, Bashar al Assad, proclamou solidariedade ao Irã, que o apoia desde o início da guerra civil em seu país.

O primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al Sudani, expressou “grande tristeza e dor”, oferecendo suas condolências ao líder supremo Ali Khamenei, ao governo e ao povo iraniano. A presidência egípcia também lamentou a morte de Raisi, expressando grande tristeza e profunda dor.

Os Emirados Árabes Unidos, que recentemente retomaram relações com o Irã, também expressaram solidariedade, enquanto o movimento palestino Hamas elogiou Raisi como um “partidário da resistência palestina”.

O grupo Hezbollah libanês descreveu Raisi como um “protetor dos movimentos de resistência” contra Israel, destacando sua importância para o grupo.

Essa tragédia mobilizou uma onda de condolências e solidariedade global, refletindo a influência e importância de Ebrahim Raisi no cenário internacional.

Homens de equipes de resgate carregam corpo em área onde helicóptero com o presidente do Irã, Ibrahim Raisi, morreu, em 20 de maio de 2024. — Foto: WANA (West Asia News Agency) via Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *